Ron Thal, ex-guitarrista do Guns N’ Roses, mais conhecido como “Bumblefoot”, concedeu uma entrevista ao Music Radar recentemente para falar sobre seu novo álbum solo Returns! com participações especiais de Guthrie Govan, Steve Vai e Brian May. O lançamento está agendado para 24 de janeiro. Bumblefoot falou pouco sobre sua passagem pelo Guns N’ Roses, ele não gosta muito de falar sobre Axl Rose, mas mencionou o álbum “Chinese Democracy” de 2008, que gravou com a banda e onde é creditado por suas partes de guitarra em todas as faixas.
Questionado sobre a música do “Chinese Democracy” que mais o deixa orgulhoso, ele revelou: “A música que mais me orgulho de tocar é ‘Shackler’s Revenge’. Sinto que contribuí muito mais para essa música do que algumas das outras. Dos solos de guitarra malucos às coisas de tapping no final do último refrão, essa música me manteve muito ocupado. E foi muito divertido tocar ao vivo, especialmente coordenar os vocais de apoio e fazer todos os padrões de tapping malucos no final da música. É uma música muito divertida de tocar. Mas eu direi que Shackler’s Revenge já estava escrito – e Buckethead [outro guitarrista de destaque no Chinese Democracy] já estava fora da banda. Eu acredito que ele é quem escreveu uma boa parte daquela música, então eu estava colocando a cereja no bolo que já existia quando entrei para a banda.”
Ele também contou como os solos e os riffs do disco foram criados: “Experimentando diferentes ideias no estúdio. Eu estava com Caram Costanzo, que era engenheiro e produtor, e ele estava muito envolvido no estúdio todos os dias. Passávamos umas boas 14 horas por dia apenas tentando diferentes direções e abordagens e vendo qual se encaixaria melhor.” Indagado sobre a experiência de trabalhar com Axl Rose, ele respondeu: “Não vou falar muito sobre o Guns N’ Roses. E especialmente sobre o Axl. Isso só leva a tumulto e tormento da minha parte.”