A coletânea de maiores sucessos de Sir Elton John, Diamonds, alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido após 374 semanas. Apresentando músicas marcantes como Tiny Dancer, I’m Still Standing e Rocket Man, a coleção de 51 faixas deu à estrela seu nono álbum número um, aos 77 anos.
Originalmente lançado em 2017, Diamonds tem sido um elemento permanente nas paradas desde então. Ele recebeu um impulso de vendas na semana passada após ser relançado como uma edição super deluxe em Blu-ray, cassete e vinil com efeito diamante.
Também houve um aumento nos números de streaming da estrela, graças ao documentário Never Too Late, do Disney+, que estreou no mês passado. Apresentando cenas inéditas, o filme traça a jornada da estrela, de músico de estúdio a superstar global, bem como suas lutas contra o vício, tornando-se pai e a conclusão de sua turnê de despedida em 2023. Codirigido por seu marido David Furnish, o filme foi incluído na lista do Bafta de melhor documentário na semana passada.
Diamonds foi lançado originalmente em 2017 para celebrar o 50º aniversário da parceria de composição de Sir Elton com Bernie Taupin. O álbum duplo vendeu mais de 1,5 milhão de cópias no Reino Unido, mas nunca conseguiu subir além do segundo lugar nas paradas. Sua ascensão ao primeiro lugar foi auxiliada por uma semana tranquila para novos lançamentos, sem nenhuma música nova entrando no Top 10.
De acordo com a Official Charts Company, Diamonds também passou mais semanas consecutivas no Top 40 do que qualquer outro álbum na história das paradas. Os álbuns número um anteriores de Sir Elton abrangem seis décadas, começando com Don’t Shoot Me I’m Only The Piano Player de 1973. Seu primeiro álbum de grandes sucessos chegou ao topo das paradas um ano depois.